Porque às vezes o esperma muda de cor.

Tempo de leitura: 1 minuto

Há algumas situações que podem levar à mudança da cor do esperma, que normalmente é branco leitoso. Algumas preocupam e outras não.

O esperma pode ficar vermelho, situação chamada de hemoespermia e causas para isso, são: inflamação, infecção, trauma na próstata no ato sexual, biópsia, aumento da próstata com a idade, são as mais comuns. Na maioria das vezes não há uma causa a se identificar e a situação não costuma ser problemática e se resolve espontaneamente.

Também pode ficar amarelado decorrente de um período longo sem ejacular, DST (doença sexualmente transmitida), icterícia (uma condição de mau funcionamento do fígado que deixa o homem com olhos e pele amarelados), alimentos com corantes.

O esperma esverdeado costuma ser decorrente de DST, inflamação e/ou infecção da próstata (prostatite).

A mudança da cor do esperma pode vir acompanhada de queixas como ardor no canal urinário, saída de secreção pelo canal da urina, febre, calafrios, sangue na urina. Apresentando uma dessas condições, é importante procurar um urologista. Mas muitas vezes em menos de uma semana, se não há nada importante como causa, o aspecto do esperma volta espontaneamente ao normal.


Deixe uma resposta