Nasa capta nova imagem brilhante dos anéis de Saturno

Tempo de leitura: 1 minuto


Imagem foi feita pelo telescópio Hubble em 20 de junho. Saturno estava a 845 milhões de quilômetros de distância da Terra. Imagem captada pelo telescópio Hubble mostra Saturno com anéis brilhantes
Nasa / ESA/ A. Simon (GSFC), M.H. Wong (Universidade da California, Berkeley) e OPAL
O mais recente registro de Saturno, feito pelo telescópio Hubble, da Agência Espacial Americana (Nasa), mostra um brilho excepcional nos anéis do planeta e detalhes atmosféricos que antes só podiam ser percebidos por naves espaciais.
A imagem foi captada em 20 de junho deste ano pela Wide Field Camera 3, quando o planeta estava a cerca de 845 milhões de quilômetros de distância.
Ela revela que uma grande tempestade captada na região do pólo norte em 2018 já se dissipou. Outro detalhe que chama a atenção é a cor do planeta. Segundo a Nasa, a coloração âmbar vêm de neblinas produzidas em reações fotoquímicas causadas pela radiação ultravioleta solar.
Anéis de Saturno são mais jovens e ‘moldados’ por interações com luas do planeta
Também é possível de observar na imagem um misterioso padrão hexagonal, perceptível no polo norte. Segundo a Nasa, este padrão é causado por um jato de alta velocidade, e foi descoberto em 1981 pela sonda Voyager 1.
De acordo com a Nasa, esta é a segunda imagem captada em uma série anual de instantâneos feitos no projeto Legacy Atmospherees Outer Planets (OPAL).
O projeto ajuda cientistas a entender a dinâmica atmosférica dos planetas gigantes de gás do Sistema Solar.
Confira abaixo a imagem registrada em 2018
Imagem de Saturno captada pela Nasa em 2018 mostra tempestade atmosférica no pólo norte
NASA / ESA /Amy Simon e time OPAL / J. DePasquale (STScI)

Deixe uma resposta